quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Com o intuito de divulgar os encontros do Grupo de Pesquisas, anexo um breve relatório do primeiro e do segundo encontro e fotografias.




No primeiro encontro, realizado no dia 21 de novembro de 2011, o Professor e coordenador do Grupo, Mauro Gaglietti, acompanhado do Professor e coordenador do Mestrado, João Martins Bertaso, fizeram a abertura explicando um pouco do que se trata o Grupo, dos interesses e das possibilidades criadas através dele.
Pelo fato de ter havido um número expressivo de inscrições para a participação do mesmo (mais de 40 inscritos) foram feitas, na maior parte do encontro, apresentações dos participantes, sendo percebida a positiva miscigenação de pessoas interessadas de áreas diferenciadas, como: Psicologia, Pedagogia e Direito. Além das áreas diferenciadas, há ainda a variação de nível de formação: graduandos, graduados, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores. E também profissionais que atuam nos mais diversos campos das três formações inicialmente mencionadas.
Ao encerrar o encontro, o Professor Mauro agradeceu a maciça presença dos profissionais interessadas no assunto e agendou um novo encontro para o dia 05 de dezembro de 2011, às 17h15min. , com indicação de leitura do texto: Capítulo 7 do livro PELA MÃO DE ALICE do Boaventura de Sousa Santos ("sociologia dos tribunais") e provocação do assunto feito pelos Drs. Carlos Adriano da  Silva e José Francisco Lyra.

Os encontros foram realizados na sala térrea ao lado da escada no Prédio 18 do Mestrado em Direito - URI SANTO ÂNGELO.

No segundo encontro, o Professor e coordenador do Grupo fez a abertura da reunião anunciando a vinda de dois Doutores que recentemente fizeram a publicação de um livro sobre os dois temas pautados como título do Grupo, sendo feito o lançamento da obra na instituição – URI -  no dia 20 de março de 2012 à partir das 19hs.
Em seguida o debate foi aberto com colocações dos Juízes convidados, Carlos Adriano da  Silva e José Francisco Lyra a respeito da obra supra mencionada ("PELA MÃO DE ALICE" do Boaventura de Sousa Santos - "sociologia dos tribunais" - Capítulo 7). O horário se estendeu para muito além do combinado, sendo o encontro encerrado às 19hs15min, portanto os assuntos foram bastante variados, mas nunca fugindo do tema proposto (livros indicados). O que mais se salientou foi a desproporção de ações distribuídas e servidores para atender a tal demanda. Mencionaram as dificuldades do judiciário e dos magistrados a atenderem as expectativas das pessoas que se socorrem ao mesmo, crendo encontrar solução aos seus litígios, o que na maioria das vezes não acontece, visto que apenas é dado resposta ao processo (material), e não ao conflito/litígio existente (sentimentos). Também foi mencionado da imparcialidade dos magistrados, se é possível ou não, e foi concluído de que mesmo ocorrendo o favorecimento a uma das partes, este deve ser mantido em segredo, não permitindo que influencie na decisão final. Creio que os comentários de maior prolongamento tenham sido estes.





Para fins de informação, o próximo encontro ficou agendado para:
- 20 de março de 2012 - (terça-feira).
- 17hs e 15min.
Para que haja inteiração durante o encontro, deixamos combinado a leitura do livro:
- Justiça Restaurativa e Mediação - políticas públicas no tratamento dos conflitos sociais - Doglas C. Lucas e Fabiana M. Spengler.
A leitura da obra é importante para facilitar na participação do debate, visto que os autores virão à Instituição para o encontro do Grupo de Pesquisa discutir e lançar a obra junto de sessão de autógrafos, dando publicidade ao assunto. Mesmo que não consigam ter acesso a mesma, compareçam, pois a discussão será interessante e esclarecedora.

Caso haja interesse, ficam ainda indicadas as seguintes obras:
- Surfando na Pororoca: o ofício do mediador - Luis Alberto Warat.
- Comunicação não violenta - Marshal Rosenberg.
- Textos de Juan Carlos Vezzulla - disponíveis na central de cópias da URI - Caso desejem estes, me solicitem via e-mail que envio em arquivo PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário