domingo, 7 de julho de 2013

CURSO INTENSIVO DE "COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA E MEDIAÇÃO EM WARAT"

UNIVERSIDADE REGIONAL DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES – URI SANTO ÂNGELO – RS

MESTRADO EM DIREITO

CURSO INTENSIVO DE “COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA E MEDIAÇÃO DE CONFLITOS EM WARAT”

O presente Curso Intensivo supra referido se iniciou no dia 01 de julho de 2013 se estendendo por cinco dias (02, 03, 04 e 05 de julho) tendo como base de estudos a obra literária “Comunicação Não-Violenta” de Marshal Rosenberg e outros autores como Luiz Alberto Warat, Christopher W. Moore e outras personalidades como Mahatma Ghandi e Nelson Mandela também foram levemente citados.
Na abertura dos trabalhos o Prof. Dr. João Martins Bertaso apresentou a Mediação em Warat e sua visão psicanalítica. Trabalhando bem a questão da interiorização, da reflexão e da autonomia. Em seguida a Mestranda Sheila M. Uhlmann Willani apresentou um previu sobre a Ideia da abordagem da “CNV”.
No segundo dia (02.07), a Mestranda Sheila explanou sobre os 4 primeiros capítulos da obra “Comunicação Não-Violenta” e com a participação dos alunos, fez simulação de uma sessão de mediação.
No terceiro dia de aula (03.07) a Conselheira Tutelar Rose Gráss apresentou o 5º capítulo da mesma obra (CNV) e relatou casos reais onde se utilizou deste método e também sobre sua experiência no curso preparatório de Coordenadoras de Círculos Restaurativos realizado em Porto Alegre.
No quarto dia de aula (04.07) o Prof. Dr. João Martins Bertaso abordou sobre a influência da psicanálise na mediação e se aprofundou na ideia do “Ofício do Mediador”, obra literária de Warat. No final do encontro os alunos tiveram a iniciativa de convidar e pedir autorização para fazerem uma confraternização no último dia do curso, ideia esta que foi muito bem vinda e aceita pelo mesmo.
No quinto e último dia (05.07) a Orientadora Educacional e Prof. Nádia Nara Tavares e a Prof., Juíza Mediadora e atual Mestranda em Direito da URI, Simone de Matos, aplicaram uma atividade de sensibilização nos alunos e trouxeram a baila os capítulos restantes do livro “Comunicação Não-Violenta”. Em seguida foi aberto espaço para confraternização com salgados e doces e muito diálogo e entusiasmo em dar continuidade aos aprendizados sobre os métodos de resolução de conflitos oferecidos pelo Mestrado em Direito da URI / Coordenação do Mestrado – Prof. Dr. João M. Bertaso e pelo Prof. Adjunto do Mestrado e da graduação em Direito, Dr. Mauro Gaglietti.
Agradeço imensamente pela oportunidade de ter participado e monitorado todo o curso. Chegamos aos dias em que, a necessidade por outros meios de solução de conflitos, se fazem imprescindíveis frente ao grande contingente conflitivo em que nossa sociedade vive/experimenta. Nesse sentido, o curso é considerado um sucesso em todos os sentidos: onde gera novas perspectivas de futuro e por perceber o interesse da população em se instruir e buscar cada vez mais por auxílio para saber como lidar com os “desencontros discursivos” / desentendimentos.

Obs. Os materiais dados em sala de aula foram repassados por e-mail para todos os participantes do curso. A retirada dos certificados acontecerá no mês de agosto.

Cordialmente,
Sheila M. Uhlmann Willani, Mestranda em Direito e bolsista da URI, monitora do curso Intensivo de “Comunicação Não-Violenta e Mediação em LAW”, Professora e Mediadora.


Santo Ângelo, 05 de julho de 2013.


Foto do encerramento do Curso Intensivo de Comunicação Não-Violenta e Mediação em Warat = Aula + Confraternização... Excelente!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário