RELATÓRIO GERAL DAS PESQUISAS FEITAS SOBRE OS MEIOS DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NAS COMARCAS, M. P.'s, ESCOLAS, CONCELHOS TUTELARES E DEMAIS INSTITUIÇÕES DAS CIDADES DE TODOS OS PARTICIPANTES DO GRUPO DE PESQUISA EM MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E JUSTIÇA RESTURATIVA: PARADIGMAS EMERGENTES DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO
SÉCULO XXI.
RELATÓRIO DAS PESQUISAS – GIRUÁ
Instituição analisada:
- Conselho
Tutelar, Giruá-RS
Práticas utilizadas:
- Encaminhamentos para
Redes de Atendimento (Saúde, Casa da Família, Capes) e também ocorre a mediação
no próprio conselho.
De
que forma é feita a aplicação:
- Conversa com a(s)
criança(s)/adolescente(s) e os pais, ouvindo-os separadamente e após se faz uma
mesa redonda para chegar a um acordo. Caso o problema ainda não consiga ser
resolvido se faz um relatório e se encaminha para a Promotoria de Justiça. Há
um acompanhamento, geralmente nos conflitos maiores.
Se trabalha principalmente
com encaminhamentos.
Número de casos:
- O número de casos
aumentou atualmente. Segundo o livro de registros houve 920 registros de casos
no ano de 2011. A maior parte é encaminhada a outras redes de atendimento.
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Instituição analisada:
- Escola
Estadual Otávio Boss – Centro de Giruá.
Práticas utilizadas:
- Amigos da Escola –
conversa e reflexão.
De
que forma é feita a aplicação:
- Chamam (são 02 adultos)
a criança que causou ou que iniciou o conflito para conversar junto de outros
possíveis envolvidos. Não seguem nenhum rito específico, mas aplicam o ensino
da doutrina espírita como forma de fazer os envolvidos refletirem.
Número de casos:
- 01 por
semana – considerado como mais “importante”.
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Instituição analisada:
- Escola
Municipal de Turno Inverso Escola Social.
Práticas utilizadas:
- Diálogo: com os alunos,
com os pais, família e por último com a escola.
De
que forma é feita a aplicação:
- Chama-se as partes
envolvidas. Ouve-se cada uma, analisa-se a questão e tenta-se chegar em um
consenso: “o que houve? Por quê?” Registra-se tudo em uma ata para comprovar o
caso e os mesmos alunos assinam para estar cientes. Caso o ocorrido se repita,
chama-se o pai, mostrando-lhe a ata para que vejam que já foi tomada alguma
medida antes. Conversa-se com os pais, faz uma nova ata. Todos esses registros
vão ser utilizados via Conselho caso o conflito ainda não seja resolvido.
Número de casos:
- Um a dois casos por mês
resolvidos dessa maneira. Não ocorreu nenhum caso que precisou ir para o
conselho no último ano. O último caso ocorrido em vias judiciais foi por volta
de 2008.
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Instituição analisada:
- Fórum de
Giruá – Juíza: Dra. Bianca
Prediger Sawicki.
Práticas utilizadas:
- Conciliação.
De
que forma é feita a aplicação:
- Modo tradicional,
intimando-se as partes para a audiência de conciliação, questionando-as sobre o
interesse em um acordo e qual o acordo proposto por ambas. Podendo haver
interferência da Juíza sobre este.
Número de casos:
- Por mês (ano
2012), até o presente momento, são agendadas em média 20 conciliações. Destas,
são feito de 0 (zero) a 03 (três) acordos em média mensal.
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Instituição analisada:
- Ministério
Público de Giruá – Promotora: Dra. Ana Paula Mantay.
Práticas utilizadas:
- Conciliação.
De
que forma é feita a aplicação:
- Modo tradicional,
intimando-se as partes para a audiência de conciliação, questionando-as sobre o
interesse em um acordo e qual o acordo proposto pelas partes. Podendo haver
interferência da Promotora sobre este.
Número de casos:
- Conforme
dados passados diretamente pela Dra. Ana Paula Mantay, as únicas conciliações
feitas dentro do Prédio do M. Público são as de cunho “ambiental” - 90% dos
casos são resolvidos através da conciliação, havendo
acompanhamento/monitoramento do reflorestamento das áreas desmatadas sem autorização
(são acompanhados durante até 04 anos ininterruptos) e parcelamento das multas
conforme condições do infrator.
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RELATÓRIO DAS PESQUISAS – IJUÍ
Instituição
analisada:
- 3ª Vara Cível da Comarca
de Ijuí – RS
Práticas
utilizadas:
- Conciliação e Mediação
De
que forma são aplicadas:
- A conciliação é feita de
modo tradicional, conforme o projeto “conciliar é legal”.
- A mediação é feita
através do núcleo de psicologia da UNIJUÍ que consolidou vínculo com o Tribunal
de Justiça. Portanto, são remetidos processos aos Psicólogos (área de família)
que recebem e atendem as partes do processo.
Número
de casos:
-São analisados em média
10 casos mensais com êxito de 50%de acordos.
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Instituição
analisada:
- 2ª Vara Criminal de Ijuí
– RS – Jecrim e Juizado da Infância e Juventude.
Práticas
utilizadas:
- Conciliação
De
que forma é aplicado:
- A conciliação é feita de
modo tradicional, conforme o projeto “conciliar é legal”.
Número
de casos:
- Nada consta.
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Instituição
analisada:
-
1ª Vara Cível da
Comarca de Ijuí – RS.
Práticas
utilizadas:
-
Conciliação e
Mediação.
De
que forma são aplicadas:
-
Nas audiências viveis
do projeto “conciliar é legal”, além dos processos de família foi realizado
também com a autarquia DEMEI.
- A mediação é feita através
do núcleo de psicologia da UNIJUÍ que consolidou vínculo com o Tribunal de
Justiça. Portanto, são remetidos processos aos Psicólogos (área de família) que
recebem e atendem as partes do processo.
Número
de casos:
- Na prática da
conciliação foram 90% de acordos obtidos.
- A prática da mediação
foi paralisada. Não se sabe o rela motivo, se pela troca de magistrado ou
desinteresse da Instituição que fazia.
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Instituição
analisada:
- Rede de Proteção: A
chamada Rede de Proteção em Ijuí abrange algumas instituições como: Secretaria
Municipal de Educação. Secretaria Municipal de Saúde. Coordenadoria Regional de
Educação (órgão estadual). Conselho Tutelar. Promotoria da Infância e da
Adolescência.
Prática utilizada:
- Em
cada instituição existem pessoas que fazem o trabalho de mediação ou
conciliação quando surgem os conflitos.
De que forma são aplicados:
- Na
escola, por exemplo, surgem conflitos quanto à existência de alunos que não
querem freqüentar as aulas, sendo os mesmos menores de idade e dessa forma os
pais são os responsáveis. Nesse caso a direção da escola chama os pais e o
aluno e procura mediar, descobrindo através do diálogo quais são as razões que
o aluno não quer mais vir para a aula. Quando existem conflitos nas relações
entre alunos ou entre alunos e professores, o procedimento é o mesmo, isto é, o
diálogo.
Quando
surgem os conflitos, as soluções são procuradas no próprio recinto de onde ele
surgiu. Quando não se consegue resolver esse conflito no local de origem, entra
a Coordenadoria Estadual de Educação, no caso das escolas estaduais. Os
conflitos que surgem nas escolas municipais e estes não sendo possível a
solução no local onde se originou o conflito, o caso chega até a Secretaria
Municipal de Educação. Nos casos que envolve o Conselho Tutelar, essas são
solicitados. Somente em ultima instancia é que se encaminha ao Ministério
Público.
Dentre
os conflitos destacados estão presentes o abandono escolar, violência doméstica
de pais contra os filhos ou entre os próprios cônjuges; gravidez na
adolescência, dentre outros.
Número de casos:
- Nada consta.
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RELATÓRIO DAS PESQUISAS – SANTA ROSA
Instituição
analisada:
-
UNIJUÍ - Campus Santa
Rosa
Práticas
utilizadas:
-
Conciliação,
Mediação, Arbitragem e Negociação.
De
que forma são aplicadas:
-
Mediação: O primeiro
contato é realizado pelos alunos e professores a partir de uma entrevista no
qual será explicado o funcionamento dos procedimentos e dos papéis desempenhados
pelos participantes, bem como sanadas eventuais dúvidas. Havendo a aceitação
dos envolvidos quanto a utilização do procedimento será feito contato com a
outra pessoa, seguindo os mesmos passos da primeira abordagem. Após a
concordância, serão realizadas sessões individuais para o fim de identificar
questões, interesses e sentimentos. Posteriormente, realizar-se-á a sessão
conjunta. Encontrada uma solução, esta será formalizada/redigida para posterior
homologação ou ratificação em audiência, se houver necessidade.
Número
de casos:
- Em cada 03 casos
atendidos, aplica-se na mediação em um deles.
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Instituição
analisada:
-
E. M. E. F. Paul
Harris
Práticas
utilizadas:
-
Diálogo com a turma,
grupo ou individual e o contato telefônico com os pais.
De
que forma são aplicadas:
-
Diálogo com as partes
– alunos, turma ou grupo interessado. O contato telefônico direto tem sido
positivo pois esclarece em tempo real as situações do cotidiano. Temos uma
realidade tranqüila em relação a outras escolas. Nas series iniciais ainda
conseguimos várias coisas com os alunos que nas séries finais já não se
consegue mais. – Coordenadora pedagógica – Sandra David.
Número
de casos:
- 1 vez por semana.
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Instituição
analisada:
-
AGCO do Brasil
Práticas
utilizadas:
-
Programa “acompanha”.
De
que forma são aplicadas:
-
Consulta externa que
direciona para a área necessária a resolução dos conflitos.
Número
de casos:
-
Aproximadamente 50
casos com 100% de atendimento.
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Instituição
analisada:
-
Fórum de Santa Rosa –
2ª Vara Cível.
Práticas
utilizadas:
-
Conciliação.
De
que forma são aplicadas:
- Método tradicional.
Chamam-se as partes para a sala, conversa-se com as mesmas, explica-se o que
está acontecendo, sugere solução.
Número
de casos:
- Não há estatística com
relação a acordos. Depende de cada juiz, de cada caso.
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Instituição
analisada:
-
Escritório de
Advocacia – Giovana Fehlauer
Práticas
utilizadas:
-
Mediação.
De
que forma são aplicadas:
-
A mediação é
utilizada nos casos em que envolvem o Direito de Família. Disponibilizamos de
espaço adequado, embora não tenhamos o número de profissionais capacitados e
necessários à correta aplicação/utilização da mediação.
Ainda estamos em fase de
adaptação e de implementação da prática da mediação como meio alternativo de
resolução de conflitos, entretanto, certos de sua importância.
Número
de casos:
-
Em todos os casos que
envolvem Direito de Família a mediação é sugerida. Se explica como funciona,
embora a implementação correta ainda não seja possível.
--
Instituição
analisada:
-
Ministério Público –
Improbidade Administrativa.
Práticas
utilizadas:
- Por ser área predominantemente
adversarial, não se costuma mediar.
De
que forma são aplicadas:
- Prejudicado.
Número
de casos:
-Prejudicado.
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Instituição
analisada:
- Ministério Público – Promotoria de
Justiça Cível de Santa Rosa (2º cargo).
Práticas
utilizadas:
-
Audiência
Conciliatória, extrajudiciais e compromissor de ajustamento de conduta.
De
que forma são aplicadas:
-
Marca-se a audiência
na Promotoria de Justiça. Exposto o conflito, os interessados são ouvidos.
Propõe-se o acordo, oportunizando na seqüência, negociação. Havendo o acerto
entre as partes, formaliza-se o pacto mediante a lavratura de termo, passando o
Ministério Público a fiscalizar o cumprimento dos compromissos assumidos pelos
ajustantes.
Número
de casos:
-
Considerando os dados
disponíveis no sistema gerenciador de Promotorias – SGP – no dia 18.05.2012,
observa-se que dos 27 expedientes em tramitação na PJ- Cível, 10 contam como
acordos formalizado nos autos.
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RELATÓRIO DAS PESQUISAS – SANTO ÂNGELO
Instituição
analisada:
- Colégio
Tereza Verzere
Práticas utilizadas:
- Mediação
De
que forma é feita a aplicação:
- Escuta-se o fato
ocorrido, todos falam, reflete-se sobre o ocorrido e após parte-se para a
mediação. Se todos concordam em rever as atitudes é feito o registro e o pedido
de perdão.
Exemplo de um fato
ocorrido no 4º ano. Um menino trouxe para a aula um brinquedo no valor de
R$3,50 e deixa em cima da classe. Uma colega pega o brinquedo e passa para
outra coleguinha que repassa a outra. O brinquedo acaba caindo e por ser frágil
quebrou-se. O dono do brinquedo queria que os colegas lhe pagassem. As meninas
não concordaram em pagar. Chamamos todos para uma conversa.
Primeiro não era dia de
trazer brinquedo para a escola, as meninas o que não lhes pertencia. Propomos
que cada colega que repassou o brinquedo pagaria R$1,00, totalizando R$3,00 e o
menino por ter trazido o brinquedo em data não autorizada perderia R$0,50.
Todos concordaram com a
decisão e o assunto foi encerrado com um pedido de desculpas feito ao dono do
brinquedo.
Número de casos:
7 a 8 –
aplica-se a mediação a mediação em 60%.
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Instituição analisada:
-Ministério
Público de Santo Ângelo.
-Promotoria
Especializada.
Práticas utilizadas:
-Termo de Ajustamento de
Conduta, embasado na Lei 7.347/85.
- Regula Ações Civis
Públicas.
De
que forma é feita a aplicação:
- Um exemplo no qual é
usado o Termo de Ajustamento de Conduta, é na esfera ambiental. Verifica e faz
o relatório do que aconteceu, ocorre a penalidade administrativa (multa) pela
Brigada Militar Ambiental, faz o registro de ocorrência policial e manda
relatório para o Ministério Público, Promotora (o) pede avaliação da extensão
do dano e a forma que pode ser reparado, ou não, incluindo a indenização. Pois
no caso a reparação seria plantar árvores e a compensação seria a indenização.
A partir disso a promotora chama a pessoa envolvida, responsável pelo fato, em
audiência e propõe um acordo, o ajustamento de conduta, podendo haver
contraproposta, assim uma conversa para que seja algo equilibrado, nem de mais
nem de menos. Depende muito de cada caso, mas na maioria aceita o acordo, assim
firmado o acordo e cumprido no prazo, depois do prazo e verificado o
cumprimento do acordo é arquivado o inquérito, se caso este não for cumprido, a
pessoa é notificada e pode prestar justificativa e até mesmo pode haver o
aumento do prazo, mas tudo depende, mas com o não cumprimento ou não aceito o
acordo é encaminhada a Ação Jurídica, Ação Civil Pública, não cumprido o acordo
ajuíza uma execução.
O Termo de Ajustamento de
Conduta é um acordo extrajudicial, que pode estabelecer uma equiparação, reparação
ou/e compensação. Não isenta a ação penal, porém primeiro é feito o ajustamento
de conduta para depois a transação penal.
Número de casos:
- O acordo formalizado no
ajustamento de conduta é proposto para todos os casos. Há aproximadamente 244
processos em tramites alguns com acordos já assinados, outros com instrução
para propor acordo, alguns fiscalizados e cumpridos.
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Instituição
analisada:
- Tribunal de Mediação e Arbitragem do Estado do Rio Grande do
Sul, TMA/RS, Seccional de Santo Ângelo.
Práticas
utilizadas:
-
È utilizada a Mediação e em últimos casos quando não há acordo se utiliza a
Arbitragem.
De que forma é feita a
aplicação:
-
As partes requerentes procuram o tribunal (TMA), então manda notificação aos
requeridos e marca uma audiência com os requeridos, na qual depois se marca
outra audiência com as partes (requerentes e requeridos), esta audiência é uma
câmara formada por três juízes mediadores, juízes estes de diversas áreas, mas
sempre com alguém da área do Direito. Os juízes mediadores tentam que as partes
entrem em acordo, no qual este acordo consiste no que é melhor para as partes e
não para uma parte apenas (um lado só). Ocorrendo o acordo entre as partes,
tem-se a Sentença Arbitral Homologatória, Homologa a Sentença Arbitral, que é o
prazo de dez dias, mas caso não haja acordo entre as partes após três
audiências, segue para a Sentença Arbitral, com prazo de três meses cabendo
recurso.
O Tribunal de Mediação e
Arbitragem Seccional Santo Ângelo possui vinte e quatro juízes mediadores, e
sempre um desses é o juiz plantonista, que atende os requerentes, porém o juiz
mediador plantonista que atendeu determinado caso, não será o mediador deste na
audiência para que se conserve a imparcialidade deste mediador.
Número de casos:
Uma
média é que 95% dos casos são aplicadas a mediação, somente três casos foram
para a Arbitragem. (Dados desde que abriu este Tribunal em Santo Ângelo,
Novembro de 2011).
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Instituição analisada:
- Colégio
Estadual Missões.
Práticas utilizadas:
- Mediação, mas quando há
agressão chama o Conselho Tutelar ou faz um Boletim de Ocorrência, mas em
primeiro se utiliza a Mediação.
De
que forma é feita a aplicação:
- A professora (o)
orientadora (o) chama os estudantes envolvidos no conflito para uma conversa,
neste dialogo a professora orientadora escuta os alunos (os dois lados), dentro
do que foi conversado procura-se solucionar o caso, após é feito um registro,
no qual consta o comprometimento traçado por estes estudantes e estes assinam.
Os mediadores são as (os)
professoras (os), mas a principal mediadora é a Professora Orientadora.
É aplicada mediação nos
casos de faltas, usos de celulares, quando não faz o tema, brigas, etc.
Número de casos:
- É aplicado na maioria
dos casos, pois ocorre de três a quatro casos por dia que são passados para
mediação, e na maioria obtém resultados, êxito.
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Instituição analisada:
- Conselho
Tutelar de Santo Ângelo encaminhado pelo Ministério Público, Promotoria
Especializada, Promotora Dra. Rosangela para Conselheira Tutelar Rosemeri
Carneiro Grás sobre o Projeto Círculo de Paz nas Missões.
Escolas da
rede pública municipal Santo Ângelo em fase de implantação via Ministério
Público através do Projeto: “Círculos de Paz nas Misões”
Práticas utilizadas:
- Justiça Restaurativa.
Círculos de construção de
paz (Kay Pranis). Projeto Círculos de Paz nas Missões.
De
que forma é feita a aplicação:
-
É um processo que reúne pessoas que desejam resolver um conflito, reconstruir
vínculos, estimular apoio, tomar decisões ou realizar outras ações com as quais
a comunicação honesta, o desenvolvimento de vínculos e o fortalecimento
comunitário são parte essencial dos resultados esperados. A palavra é colocada
a disposição de forma seqüencial e rotativa através de um objeto que passa de
mão em mão e autoriza seu portador a fazer o uso da palavra. Cada indivíduo
expõe seus sentimentos com relação ao conflito sob a coordenação de uma pessoa
e co-coordenador para lavratura da ata. O círculo é composto de fases,
iniciando pela entrevista dos envolvidos e a adesão voluntária dos mesmos,
indicação pelas partes de acompanhantes de sua confiança ou terceiros
envolvidos, que seria o pré-círculo.
O círculo em si
requer concentração, acolhimento, instauração, introdução, leitura do resumo
dos fatos passando por três momentos:
1.
Compreensão Mútua – Foco nas necessidades
atuais;
2.
Auto-responsabilização – Foco nas
necessidades ao tempo dos fatos;
3.
Acordo – Foco em atender as necessidades.
O pós-círculo –
encontro de expressão e avaliação entre os participantes do círculo e aqueles
que colaboraram na realização das ações do acordo. Abrange a verificação do
cumprimento, a documentação e a comunicação dos seus resultados.
Número de casos:
- Na maioria dos casos de
violência e conflito que ocorrerem na escola usar-se-á a justiça restaurativa
nessa modalidade de círculos para a resolução de conflitos.
--
Instituição
analisada:
- Justiça Federal –
Subseção de Santo Ângelo, 2ª Vara Federal.
Práticas
utilizadas:
- Conciliação
De
que forma é feita a aplicação:
- Utilizou-se como
parâmetro os mutirões de conciliação. No
ano de 2011 foi realizada a Semana Nacional de Conciliação. Nesta, o CNJ
determinou os processos nos quais deveria
ocorrer a tentativa
de conciliação, tendo
determinado inclusive as
datas. Após a determinação, a
Secretaria providenciou a intimação das partes para a conciliação. Ressalte-se aqui que, normalmente, estes mutirões
envolvem a Caixa Econômica Federal (FIES, SFH, entre outros). Quando da
conciliação a CEF
sempre traz acordos
pré-estabelecidos, sendo
praticamente nula a margem para negociação. Apresentada a proposta de acordo, a
parte tem a opção de aderir ou não ao apresentado. Nos casos em que a parte
adere ao acordo, lavra-se um Termo de Acordo, sendo este juntado aos autos e
condicionado ao adimplemento total da dívida, para posteriormente o
processo ser extinto.
Caso a parte
não aderir ao
acordo, o processo segue
normalmente, ocorrendo o mesmo nos casos de inadimplemento.
Número
de casos:
Audiências designadas –
186.
Audiências realizadas – 96
(51,61%).
Acordos – 31 (32,29%).
Obs.: estes dados são
referentes à Semana Nacional de Conciliação – 2011, da 1ª e 2ª Vara da Subseção
de Santo Ângelo.
--
Instituição
analisada:
- Escola
de Ensino Fundamental Concórdia - Santo Ângelo – RS
R. Duque de Caxias, 577 -Fone/Fax:
(55)3312-2092
Práticas
utilizadas:
- Utilizamos a prática da mediação. Os
envolvidos são chamados para uma escuta com a finalidade de construir uma
solução para o conflito e/ou controvérsia instalada.
De
que forma é feita a aplicação:
- A direção da Escola
participa como coordenadora facilitadora da conversação entre as partes
envolvidas. Quando o conflito e/ou controvérsia é de ordem comportamental, os
acordos estabelecidos são registrados em livro específico onde todos os
participantes assinam. Conforme a gravidade do caso, as famílias são convocadas
e as penalidades são estabelecidas em conjunto, em comum acordo.
Como Escola Cristã
priorizamos pela preservação da amizade, pelo exercício da liberdade em busca
do desempenho de uma vida responsável diante do mundo, de si mesmo, do próximo
e de Deus.
Número
de casos:
- Todos os casos, tanto
pedagógicos quanto comportamentais, graves ou não, são mediados pela direção da
Escola. No ano de 2011, ocorreram 10 casos de advertência escrita com registro
em livro específico com o comparecimento dos Pais ou responsáveis para
conhecimento da situação.
--
Instituição analisada:
- Vara de Infância e
Juventude da Comarca de Santo Ângelo –
Dr. Luiz Carlos Rosa
Práticas utilizadas:
- Conciliação – Terapia de
Casais – Terapia Familiar – Psicoterapia (sala no 5ª andar do Foro). A vara da
infância e juventude trabalha com agendamento para a mediação com as
estagiarias de psicologia nos seguintes dias da semana:segunda-feira,
quarta-feira e sexta-feira.
De que forma é feita a
aplicação:
- Há um projeto juntamente
com o curso de Psicologia da Uri – Trabalho multidisciplinar – 03 estagiárias
de Psicologia. É feito com a família somente, sem participação do Juiz ou do
Advogado. O Juiz, vendo a necessidade encaminha para as estagiárias.
Número de casos:
- De acordo com o Juiz de
Direito os casos de mediação resolvem-se em um dia. Ele aduz que há resistência
dos familiares e principalmente dos advogados.
--
Instituição analisada:
- Defensoria Pública do
Estado do RS – Santo Ângelo.
Práticas utilizadas:
- Mediação Familiar -
Conciliação – Terapia de Casais – A Defensora Pública ao se deparar com um caso
de separação judicial convida os casais a participarem da mediação. Aceitando
eles são encaminhados as mediadoras (estagiarias do curso de Psicologia da
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões); ou se a resposta for negativa a Defensora tenta
uma conciliação. E se assim mesmo, não lograr exito, inicia-se o processo
litigioso. Se o casal aceita a mediação com as estagiárias a Defensora não fica
sabendo do resultado, há uma presunção de que a mediação deu certo. O mesmo
ocorre quando o Casal após os encontros de mediação não volta mais. Essa mediação é voltada à área da psicologia.
De que forma é feita a aplicação:
- São 08 (oito) encontros
colocados à disposição do casal. Um grande volume de casais comparecem uma
única vez. A técnica que as estagiarias utilização é de psicologia sistêmica –
Terapia de Casal.
Número de casos:
- De acordo com as
estagiarias não há como saber o número de casos que logra exito, pois a maioria
dos casais comparecem a um único encontro. Como exposto acima há uma presunção
de que tenha dado certo porque não existe mais o interesse de separação por
parte dos casais. Outrossim, existe casais que resistem a mediação – o mesmo
ocorre com os advogados.
--
Att.,
Ana Paula Cacenotte e Sheila Marione Uhlmann Willani.
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